4 de ago de 2008

SMAM 2008 - Apoio!



[foto da Gabriela mamando, com um ano de idade]

Estive doente, há duas semanas. Lembra a caxumba das meninas? Pois é, chegou em mim... E me derrubou! Meeeesmo!
E no meio do tremendo mal-estar, fraqueza, falta de ar, dor no corpo, desmaio, moleza, desânimo, falta de vontade de fazer qq coisa além de dormir, dormir, dormir, começou a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
E no meio da crise, em pleno domingo, fui atendida no PS por um médico atencioso e interessado. Ele viu minha camiseta "amamentar é amar" e já puxou conversa. Daí ficamos sabendo q a mulher dele está grávida (por isso, o interesse!).
Duas coisas:
- ele perguntou sobre qto tempo minhas filhas tinham mamado, e arregalou os olhos qdo eu disse "a caçula mamou por 4 anos"; ele não conseguiu disfarçar a surpresa e a curiosidade, e eu rebati "mas a OMS recomenda amamentar POR PELO MENOS DOIS ANOS OU MAIS, não é, dr?". A resposta: "Ah, mas isso serve pros países lá da África..."
QUE TRISTE!!! Um médico, novo, interessado pessoal e profissionalmente, com essa imagem DETURPADA de q amamentação é importante principalmente lá nos países de 3º mundo...
- ele nos contou q a mulher, funcionária de um Banco, perguntou pro pessoal do RH "como fazer pra tirar leite materno depois q voltar a trabalhar?". A resposta ABSURDA: "nada, descarta, isso não é permitido aqui".
Então, o APOIO proposto como tema desse ano tem tudo a ver!
Pq sem apoio, a gente não consegue ir muito longe...
E vcs, já passaram no blog da Matrice pra ver os posts referentes à nossa programação desse ano?
E já passaram no blog de relatos da Matrice, pra ver COMO as mulheres se viram pra conseguir amamentar, como o apoio é importante e, muitas vezes, essencial pra amamentação dar certo?

Obs.: post participante da Blogagem Coletiva da companheira Denise Arcoverde.

3 comentários:

Fabiola disse...

chegou?

Tata disse...

afe, essas coisas são tristes de se ver e ouvir, né? tb já ouvi cada absurdo...
bjo!

vaandando disse...

Já me perguntaram de onde vinha o pássaro disseram-me que estava um pássaro cá em casa , e estava essa sua maravilha !
cordialmente
J.Ribeiro Marto