15 de ago de 2007

estou aqui!!!!

sumida, eu sei, ocupadérrima com as mil facetas da minha vida...
não desisti de falar sobre amamentação prolongada, pq percebi, em função dos últimos posts (e de ser acusada injustamente de radical, xiita, insensível...), q muitas pessoas acham, erroneamente, q amamentar após os 6 meses não traz benefícios reais, nutricionais...
de repente, eu percebi q as mulheres podem se ressentir com o discurso da amamentação a longo prazo justamente pq elas acham q dão tanto carinho (e colo, aconchego, amor, muito associados à amam. prolongada) qto a mãe q amamenta por 2, 3 anos...
mas não é só isso!
amamentar por 2 anos (ou mais) traz, sim, benefícios NUTRICIONAIS ao bebê.
estudos pululam por aí... basta querer lê-los.
por exemplo, aqui (indicação da vanessa, nutricionista de mão cheia).
estamos preparando, na matrice, um material sobre esse assunto, em breve eu aviso aqui.
por outro lado, PRA MIM, essa justificativa não é fundamental... EU sei, intuitivamente, q minha filha se beneficia enormemente de mamar no peito por mais tempo q os reles 6 meses...
eu fico maluca qdo ouço algum pediatra-mequetrefe (e, acreditem, isso existe aos montes) falar pra mãezinha q o leite-é-fraco, já-tá-bom, não-cresce-como-ELE-gostaria, não-cresce-na-tabela, é mais fácil indicar um leite de vaca e parar de ouvir as reclamações dos pais do q insistir e orientar adequadamente uma boa pega, como relaxar, como tratar uma mastite, como fazer livre-demanda (muitos não sabem nada disso!)...
agora...
o q tem de mãe louca pra ouvir de fora uma justificativa qq q corrobore o desmame... ah, é o q mais tem!
"eu queria tanto, mas o doutô disse q não dava...", "eu queria tanto, mas o bb não engordava os 30gr por dia da tabela xyz...", "eu queria tanto, mas já tá bom, né?...", "eu queria tanto, mas é feio criança grandona mamando no peito...", "eu queria tanto, mas não saía mais nada...".
e depois me chamam de exagerada!!!
essas situações existem, mas pra cada uma delas, existe uma resposta alternativa... mas a mulher precisa QUERER, procurar, se informar, acreditar, se cercar dos profissionais certos...
*
gabriela precisa ir pra escola... e agora?
(pensa q é fácil? temos mais 2 filhos na escola... sabe qto custa isso tudo??)
*
indo pra campinas... trabalhar! bjs!

5 comentários:

B i a disse...

E Alicia tá mamando às veiz...
Tão bão aquela mosntrenga gogante mamando e a JU pequena monstrenga do outro;ô dilíça...

O pediatra das menina usa como desculpa que elas estão acima da tabela de besteirol,que meu leite é muito gorduroso,que blá blá blá...
Já disse e ele sabe,só começo a analisar o desmame,depois de 2 anos..

p.s.estou de volta...próxima mamada em público,eu vou

Carla disse...

Huahuahua, essa foi boa demais pra mim!!! Acima da tabela pq o leite é muito gorduroso!!! De onde esses trogloditas tiram essas merdas??? PQP!!! Tá, to afiada hoje, mas essa merece né?
Ana B... ninguem mandou vc ter três filhos, viu? Mas sempre vale pedir um descontinho básico, desde o esmalte até a escola dos filhos, hahaha.
SUPERSAUDADES!!!!
Beijão!!!

Simone disse...

ai eu fico DOENTE com isso. Principalmente com a minha mãe. Eu lutando pra que minha irmã, que QUER continuar, continue daí ela pega e dá banana amassada pro menino de 4 meses porque ELA acha que tá na hora e porque o pediatra (urgh) falou que SE o leite não der, pode dar suco e frutas. Minha irmã já tá tirando leite porque vai voltar a trabalhar e minha mãe já "sabe" que aquele leite não vai dar. Eu quero morreeeeeeeeeerrrrr de catapora!!! Detalhe: minha mãe teve 4 filhos e não amamentou nenhum. Sou da geração que mamou inferNINHO e fiquei uma bolota de gorda. Desculpe o tamanho do desabafo.

Ah sim, sei bem quanto custa uma escola (meia boca ainda por cima)

thais disse...

Uh, nem me fale em 3 filhos e escola. hehehehehe
Sabe qual é a minha diversão favorita? Amamentar o João e o Zé ao mesmo tempo e em p'blico e olhar com cara de assassina quando alguém olha torto. hehehehee
beijo

simone disse...

oh Japs, você pode criar uma nova modalidade pra chocar mais ainda: Coloca a Mel e Juca, depois a Mel e o João e assim consecutivamente até que todos tenham mamado. Revezamento de mamadas pro povo ficar bem chocado mesmo. Ia ser engraçado.