9 de mai de 2007

Ação de dia das mães da MATRICE - 12 MAIO

O Ritual do Início
Ao pensarmos no início da vida, nos rituais que acontecem na hora do nascimento, pensamos em quem vai cortar o cordão umbilical e como será o primeiro banho. Mas existe um outro ritual que antecede esses, que é o primeiro encontro entre Mãe e Filho, o primeiro olhar, o primeiro abraço, os primeiros sons, cheiros, carinhos, pele com pele e boca no peito, a primeira mamada.
É na primeira hora depois do nascimento que mãe e filho estão fisicamente mais prontos para enfrentar o início de um nova relação, a relação do leite materno, a relação do bebê agora fora da barriga e finalmente no colo.
No colo o bebê conhece o rosto da sua mãe, seu olhar e seu carinho.
(Não permita o uso de colírio antes do seu bebê ter a chance de olhar para você. Questione o uso do colírio)
No colo o bebê sente o cheiro da sua pele e procura instintivamente o seio onde irá receber o colostro, sua primeira imunização.
(Informe-se sobre as vantagens do colostro como primeiro alimento para seu bebê. Não permita que outro alimentolhe seja dado, além do seu leite, nos primeiros dias de vida)
No colo e no contato pele com pele o coração do bebê se acalma, sua temperatura se mantêm, sua respiração encontra um ritmo, benefícios que nenhum berço aquecido consegue imitar.
(O programa mãe-canguru baseia-se no uso do colo com melhor espaço para desenvolvimento de um bebê, prematuro ou não)
O colo na primeira hora é o espaço que mãe e bebê precisam para estabelecer uma amamentação de sucesso.
(Todas as rotinas com o bebê: lavar, pesar, injeções e medições devem ser evitadas até o bebê mamar ou pelo menos durante a primeira hora. Recomendação da OMS)

VOCÊ SABIA QUE:
* O recém-nascido deve ser amamentado ainda na sala de parto, imediatamente após o nascimento, pois o colostro apresenta proteínas de caráter imunológico, proporcionando a defesa necessária ao bebê.
* O período em que o bebê permanence sem mamar chama-se hiato imunológico, período preocupante, pois a criança está indefesa aos agentes externos, ficando assim suscetível a várias doenças, como a poliomielite, o virus Coxsakie do gênero dos Enterovírus, a E. Coli patogência, as Salmonelas e as Shigellas.
* Amamentar o bebê imediatamente após seu nascimento estimula:
- A produção do leite;
- A contração do útero (reduz o risco
de sangramento intenso);
- A eliminação do mecônio (primeira evacuação do bebê).
* Nessa primeira hora de vida, o reflexo de sucção do bebê é mais forte e eficaz e contribui para estabelecer uma "pega" apropriada.

Convite à Ação
Este ano a WABA* lançou a Semana Mundial da Lactância Materna (SMA 2007) comemorada em Agosto com o tema "Amamentando na Primeira Hora Salvamos um Milhão de Bebês!"
Queremos convidar grávidas, mães, pais, mulheres, jovens e crianças a participarem do nosso primeiro Amamentando no Parque: Um encontro de mães que amamentam (ou amamentaram) e que querem ajudar a promover a amamentação na primeira hora como prática comum para mães e bebês recém-nascidos. Esse será o primeiro de vários encontros que serão realizados daqui até Agosto em celebração à SMA 2007 promovendo a amamentação na primeira hora.
Para garantir uma amamentação bem-sucedida e um nascimento mais pacífico, mãe e bebê, juntos na primeira hora!

Onde: Parque da Água Branca "Feira de Orgânicos"
Quando: Sábado, dia 12 de Maio, véspera do Dia das Mães
Hora: das 9h00 às 12h00

Atividade: venda de produtos e adesivos com o logo internacional de amamentação, com o dinheiro faremos panfletos para informar mais grávidas da amamentação na primeira hora!!!

Manifesto Conjunto: responda à pergunta: Por quê Amamentar?
Inscrição: faça sua inscrição no local para continuar sendo informado dos nossos próximos eventos Amamentando no Parque.

Se você participa de um grupo de mães em outra cidade que apóia as recomendações da OMS em relação ao parto e amamentação, entre em contato conosco para ampliar essa ação... vamos nos dar as mãos!

* A Aliança Mundial Pró Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações relacionada com a proteção, promoção e apoio da amamentação no mundo todo baseado na Declaração de Innocenti, nas Dez Diretrizes para Nutrir o Futuro (Ten Links for Nurturing the Future) e na Estratégia Global para Alimentação do Lactante e da Criança Pequena da OMS/UNICEF. A WABA possui categoria de consultor para o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), e como ONG, tem categoria de consultor especial diante do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).


Quero ver todo mundo lá!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

oi aninha! brigada pelo carinho!
adorei o texto...
nossa dá até medo de não amamentar logo que o bb. nasce depois dessas informações!
vou ver se vou...
não prometo porque nãos ei, sábado dia de MBA do Marclelo e festinah de priminha delas ao meio dia!
super beijos
*Sô(*

vento sem direção disse...

você não imagina o quanto me dói saber que não pude amamentar na primeira hora. Aliás, nos primeiros dias. Humpft! Meu coração se parte em pedaços. Melhor eu parar de falar. Alguém me explica como chegar nesse lugar, façavor???

lccm disse...

lindo texto ! dá até vontade no macho de ser mãe. (rs)

quanto à visita do papa, Bia não simpatizo com esse não. Algo para mim não fecha.