6 de fev de 2007

mudança de paradigma!

quase chorei...
acabei de chegar e ando tão "viciada" q não resisto em dar uma passada geral na internet... daí q vi a chamada: Seu filho está crescendo direito? Acabou de sair um novo critério para estabelecer valores ideais de altura e peso - a prova dos nove para o pediatra saber se o desenvolvimento da criança está dentro do esperado, nesse link, e meu coração se encheu de alegria!
até q enfim as pessoas começam a enxergar aquilo q era óbvio, mas estava calcado numa regra antiquada: crianças q são alimentadas com leite materno têm desenvolvimento diferente do q preconiza as antiquadas curvas de crescimentos ainda usadas nos consultórios pediátricos!
reproduzo parte do artigo:

A grande mudança é que pela primeira vez o aleitamento materno é apontado como fator decisivo para avaliar o quanto a criança cresce. "A curva anterior não levava em conta o tipo de alimentação nos primeiros anos de vida", explica o professor Cláudio Leone, pediatra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. "Com o avanço das pesquisas, descobriu-se que a criança amamentada exclusivamente no peito até os 4, 6 meses, que passa a ingerir outros alimentos a partir daí, mas não abandona o leite materno antes de completar 2 anos, tem o crescimento desacelerado entre os 4 e os 18 meses de vida", exemplifica. "Isso é esperado e não deve ser motivo de preocupação, porque depois ela cresce pra valer."

temos uma reunião agora à tarde que pode dar um novo impulso (e que impulso!) na matrice, nosso grupo de apoio à amamentação! depois, se der certo, eu conto aqui!
e logo mais, às 16h, sai o resultado do vestibular da usp e o da unicamp, estou de dedos cruzados para o r. entrar!!!!

3 comentários:

thais disse...

Ui, que frio na barriga!
Estou torcendo pelo seu filho!

Eu vi essa matéria e tb fiquei feliz.

beijo

simone disse...

curiosa pelas novidades da matrice!!!! e pelo roberto tb. Vê se corre aqui pra contar logooooooo

simone disse...

e o r.?